5 dicas para lidar com o stress


Nos dias de hoje a sensação de stress é muito comum, mas com algumas dicas simples você pode driblar esse vilão.

O ponto chave da aplicação dessas dicas é entender que o stress vem de dentro de você e acaba sendo alimentando pelos seus pensamentos e comportamentos.

Ao trabalhar esses dois pontos, você tem grandes chances de se sentir bem melhor!

1. Cuide da sua comunicação: e eu me refiro à comunicação interna (seus pensamentos) e externa (suas palavras). Verifique se você está utilizando palavras que intensificam seu stress e imediatamente passe a adotar um novo vocabulário, mais tranquilo e de menor carga emocional. Essa dica é uma das que mais funciona!

2. Trabalhe sua postura: sem perceber utilizamos movimentos e expressões faciais que nos conectam com o stress, adotando uma postura séria e fechada quando essa não é nossa intenção. Nossa mente responde a esses estímulos de forma coerente e acaba acionando gatilhos emocionais de stress. Verifique constantemente sua postura e mude o que for necessário!

3. Saiba se divertir: é normal lembrarmos de coisas que nos divertem que são mais difíceis de trazer para todo e qualquer momento do dia, então uma dica bem valiosa é saber como se divertir a qualquer momento, através de ações simples, às vezes até um pensamento. E então é só se lembrar de fazer isso ao longo do seu dia para deixá-lo mais leve e divertido!

4. Use o silêncio: se perceber que a sensação de stress já está instalada, o silêncio pode ser um poderoso aliado. Basta 1 minuto com a mente focada em nada, ou seja, com desapego em relação aos demais pensamentos e atividades, que você já irá experimentar um pouco mais de tranquilidade. Use e abuse disso!

5. Transforme as situações mentalmente: um último ponto é utilizar sua mente criativa a seu favor e investir alguns minutos para transformar a situação de stress em uma cena diferente, inusitada, que te divirta ou te faça ter vontade de ir. Parece algo bobo, mas o quer acontece é que ao fazer isso você aciona emoções concorrentes ao stress e atenua sua atuação. Vale experimentar!

Agora é com você! Coloque essas dicas em prática e veja como se sente no dia-a-dia.