Ensinamentos Emocionais


Nossos pais e adultos que cuidavam de nós nos ensinaram muitas coisas quando éramos crianças. Aprendemos com eles como nos comportar, como fazer coisas, falar, andar, etc. Com tudo isso, aprendemos também ensinamentos emocionais que levamos conosco para o restante das nossas vidas, como diz Daniel Goleman, um dos grandes especialistas em inteligência emocional.

Tais ensinamentos são mais subjetivos, não são tão evidentes, mas se apresentam em todos os momentos, pois não existe uma situação sequer em que uma emoção não esteja envolvida. É chegada a hora então de pararmos para refletir:

Quais desses ensinamentos realmente fazem sentido?

Quais queremos assumir como nossos, de verdade?

 

Veja que essa é uma reflexão que temos em relação a praticamente todas as outras coisas que nos foram ensinadas. Inclusive faz parte do nosso desenvolvimento esse desafio ao que aprendemos para fazermos nossas próprias escolhas!

 

Percebo que no que diz respeito às emoções isso acaba não acontecendo tão naturalmente porque elas estão guardadas em lugares mais profundos. É preciso exercitar nossa consciência e direcionar a intenção para avaliar quais ensinamentos emocionais queremos levar adiante.

Faça isso o quanto antes e sinta a leveza de aproveitar o que você escolhe levar com você daqui pra frente. Isso é trazer inteligência para as suas emoções!