Metas Para o Novo Ano


Estamos em Dezembro e acredito que aproximadamente um ano atrás você pensou em algumas coisas que gostaria de realizar este ano. Alguns chamariam isso de resoluções de ano novo, outros de promessas para o novo ano ou até mesmo de sonhos. Enfim, o nome que você atribui não importa, o que é realmente relevante é analisar se aquilo que você se propôs a alcançar realmente se tornou realidade.

Muitos fatores impactam a materialização dos nossos objetivos, afinal eles não dependem cem por cento da nossa vontade. Porém, pode ter certeza que grande parte da responsabilidade ainda é nossa, afinal, temos diversas chances de criar condições para que a realidade que almejamos passe a existir.

Sugiro então, que você reserve alguns momentos neste final de ano para avaliar seus resultados pessoais. Mas, veja bem, avaliar não significa rever os acontecimentos e se lamentar por não ter conseguido algumas coisas.O foco deve estar no futuro, ou seja, analise o status dos seus objetivos e aqueles que não foram alcançados, se ainda forem pertinentes, devem passar para a lista de do próximo ano, juntamente com seus novos desejos.

 

Utilize as situações do passado como aprendizado para o futuro

e veja o que precisa ser feito de forma diferente!

 

Talvez o seu hábito seja fazer listas desse tipo que terminam por aqui, com os desejos e sonhos definidos, mas repare que simplesmente desejar que novas coisas aconteçam não fará com que elas de fato se materializem em sua vida. É preciso detalhar o plano, transformando estes sonhos em metas. Uma frase que gosto muito diz que “metas são sonhos com prazos definidos”. Assim, um bom começo é estabelecer datas, de forma que seus objetivos sejam distribuídos ao longo do ano com maior precisão.

Ao fazer isso, leve a sério suas reais possibilidades, de forma que não haja frustrações desnecessárias pelo caminho. Para completar, esboce as primeiras ações que você precisará colocar em prática para fazer cada objetivo acontecer e lembre-se: quanto mais profundo for o seu planejamento, maiores as chances de que, daqui a um ano, a sua análise aponte sucessos superiores!

Qual é o seu maior sonho, que você se compromete a transformar em realidade neste próximo ano?

Originalmente publicado em Dezembro/2014 na Coluna Comportamento da ACIC.