O Que Será Do Nosso Futuro?


Nestes últimos meses tenho participado de muitos eventos onde o tema central é “Futuro” e uma coisa fica muito clara: as coisas estão mudando no mundo de forma rápida e num volume superior ao que conseguimos acompanhar.

Uma certeza que temos é que esse padrão vai evoluir e ficar cada vez maior e mais intenso, trazendo inúmeras novidades que nem conseguimos imaginar!

O que percebo ao conversar com algumas pessoas é que um certo medo paira no ar, afinal estamos falando de mudanças e toda mudança é um tanto quanto assustadora. Ao mesmo tempo em que sentimos medo, repare que pode existir uma pitada de empolgação, como quando uma criança está descobrindo o mundo e, mesmo receosa, se empolga com um novo desafio.

 

Pensar dessa forma me anima bastante, porque é exatamente desse jeito que eu acredito que podemos nos preparar para algo desconhecido: com atenção e curiosidade!

 

A atenção faz com que tenhamos cautela e busquemos os melhores recursos para lidar com as novas situações. Ela nos estimula a desenvolvermos um olhar detalhista e focado no que precisa ser feito para garantir uma transição segura.

Já a curiosidade atua de forma mais ampla e nos instiga a buscar mais e mais informações que possam somar com o estado atual em que nos encontramos, além de aguçar nossa criatividade para pensar em formas diferentes de fazer o que já fazemos há tanto tempo.

Veja que uma não é mais importante que a outra e eu ouso dizer que, no momento em que estamos vivendo, apenas uma dessas características pode não ser suficiente para nos levar para o futuro que desejamos.

Devemos então cultivar as duas e é essa reflexão que eu deixo pra você: de que maneira você pode trazer mais atenção e curiosidade para a forma como você vislumbra o futuro?!