Onde Você Está?


Percebo nas pessoas – e muitas vezes em mim mesmo – uma busca quase que desenfreada por atingir e conquistar objetivos. Estamos sempre querendo mais e isso não é algo necessariamente ruim, afinal, nossa ambição nos move, nos motiva, fazendo com que continuemos nosso processo de desenvolvimento.

A grande questão é que este movimento nos coloca fora do momento presente, o que se faz necessário quando estamos planejando o futuro, porém, se não criarmos mecanismos para voltarmos para o presente, alguns deslizes podem ocorrer. Gostaria de destacar dois deles que considero de grande importância.

O primeiro diz respeito às nossas ações. Repare que você só pode fazer alguma coisa agora. Assim, para darmos os passos em direção aos nossos objetivos temos que focar nossa atenção no momento presente e agir, mas se projetamos nossa mente sempre para o futuro, este processo será prejudicado e teremos pouca realização em nossas vidas.

O outro deslize é cultivarmos certa inconsciência sobre o que está ocorrendo, deixando até mesmo de reconhecer as conquistas que tanto queremos no momento em que elas acontecem. Recentemente pude testemunhar isto com uma das minhas clientes, que claramente não se deu conta que uma mudança de postura em sua liderança já tinha ocorrido e continuava se questionando como poderia agir diferente.

 

Para driblarmos estes deslizes, um caminho bastante eficaz é frequentemente ativarmos nossa consciência, garantindo que ela esteja no lugar certo: aqui e agora!

 

Você pode fazer isso através de perguntas simples:

  • Minha consciência está onde eu quero?

  • O que estou fazendo agora me aproxima dos meus objetivos? Como?

  • O que já conquistei que pode ser considerado um sucesso?

  • O que posso fazer agora para me sentir mais realizado?

E assim por diante... Você pode e deve criar outras próprias perguntas, pois o mais importante é se questionar e garantir que você se mantenha nos seus trilhos!

Aproveite que você está AQUI lendo este texto e se desafie a, de alguma forma, colocar em prática AGORA!

Originalmente publicado em Julho/2016 no Blog ITK