Organização Consciente


Considerando que cada vez mais temos um volume maior de coisas pra fazer, como podemos manter a qualidade de nossas entregas e atingir resultados de forma consistente?!

A resposta para essa pergunta, com toda certeza, não é exata e definitiva, mas considero importante olharmos para alguns pontos que impactam esse processo.

Não é raro vermos uma lista de atividades tão extensa que fica evidente a impossibilidade de se concluir tudo que está previsto. O passo inicial então é ter consciência disso e realizar um processo de priorização, de forma que você saiba o que precisa fazer em uma determinada ordem de importância.

Repare como o que você acabou de ler é simples e ao mesmo tempo faz sentido: se eu começar com uma boa priorização, vou garantir que as coisas mais importantes serão feitas primeiro e se algo não for feito, tudo bem, pois será algo de menor relevância em relação ao que foi possível realizar.

Mas como decidir e estabelecer esta ordem?!

Algumas perguntas podem nos ajudar com isso:

  • Quais atividades têm maior impacto?

  • O que acontece se não forem realizadas?

  • Alguma atividade pode não ser feita?

  • Quais são os prazos de cada atividade?

  • Quanto tempo leva para realizar cada uma?

Estas questões podem apoiar uma reflexão mais consciente para que a priorização seja estabelecida. Após esta etapa temos a execução e, neste momento, é fundamental que você preste muita atenção aos seus comportamentos, pois é a hora certa para identificar onde aparecem travas e boicotes, como quando você sabe o que fazer, mas simplesmente não o faz!

Caso isso aconteça você precisa agir rápido e uma excelente forma de quebrar esse padrão destrutivo é fazer o que precisa ser feito no momento em que você se der conta, nem um minuto depois

 

É um exercício de clareza e assertividade: percebeu, faça!

 

Existem muitas outras ferramentas que podem nos apoiar com a organização de tarefas. Entretanto, se negligenciarmos estes dois pontos que abordamos (priorização e consciência), a melhor das técnicas vai ser negativamente influenciada.

Sendo assim, sugiro que você coloque em prática estes pontos simples e veja o que acontece com sua organização.

Lembrando que, se você percebeu a importância disso neste momento, é exatamente agora que deve começar a fazer o que precisa ser feito!