Seu Líder Deveria Ler Este Artigo!


O impacto da atuação de um líder reflete diretamente nos comportamentos de cada pessoa que ocupa uma posição ligada à sua, seja direta ou indiretamente. Percebo que esta influência acontece ainda que nenhuma palavra seja dita ou ação demonstrada, pois a liderança reverbera em níveis muito mais sutis dentro de uma organização. Estou me referindo à presença, à postura de um líder!

Por mais que isso aconteça o tempo todo, quer percebamos ou não, são poucos os que utilizam esse fenômeno a seu favor. Muitos ainda estão buscando resultados do lado de fora, em cada pessoa da equipe, negligenciando o fato de que estes resultados são oriundos de uma postura interna que começa com o líder e se materializa na forma como ele conduz as pessoas para o sucesso, através de suas palavras e atitudes.

Veja que a responsabilidade da liderança é bastante grande, mas isso não é novidade alguma! Talvez seja cômodo nos esquecermos disso, porém o que realmente pode nos levar a estados de performance mais elevados é trazer luz para essa questão e agir de forma coerente com esse poder, agora percebido e assumido.

 

Para que a ação realmente ocorra, além de

consciência é preciso desenvolver condições,

ou seja, terreno fértil para fomentar a

qualidade do que vai ser feito.

 

Uma das formas mais assertivas de se fazer isso é prestar atenção às nossas emoções, uma vez que cada emoção que aparece pode impulsionar ou prejudicar nossas ações. Por diversas vezes, o líder – assim como qualquer pessoa independentemente de cargo – tem competência para agir diante de uma situação, mas não consegue fazer isso devido à falta de controle emocional. Que atire a primeira pedra quem nunca passou por algo semelhante!

Portanto, a decisão de levar cada vez mais inteligência para as suas emoções passa a ser uma das principais decisões que um líder deve tomar, pois isso irá criar uma ponte sólida para que suas competências de liderança se manifestem em comportamentos eficazes. Como vimos anteriormente, o efeito dessa decisão vai se propagar por cada pessoa ligada e ele e se torna apenas uma questão de tempo para que todos possam perceber os efeitos positivos que essa nova postura proporcionou.

Caso você esteja caindo na tentação de se lembrar do seu líder e pensar que é ele quem deveria estar lendo este artigo, lhe convido a perceber que todos somos líderes em nossas vidas, tanto nos ambientes profissionais quanto nos pessoais. Que possamos então assumir esta responsabilidade, conscientes de que o nosso líder interno está impactando as pessoas à nossa volta e criando os resultados futuros que teremos!

Sendo assim, que mudança imediata você percebe que deve fazer

em sua postura de liderança? Só depende de você!