Você Sabe O Que É Um Leader Coach?


Diferente do que muitos pensam, não é um líder que seja um coach, mas sim que utiliza algumas técnicas para adotar, em alguns casos, uma postura semelhante à deste profissional.

Veja bem, as técnicas de coaching consistem basicamente em permitir o desenvolvimento do outro sem interferir diretamente na forma como ele vai fazer isso. Assim, cada um se desenvolve de forma personalizada, alcançando o resultado desejado.

Existem no mercado muitos livros que falam sobre o assunto direta ou indiretamente, ou seja, é possível entender a metodologia lendo um bom material. Contudo, essa leitura dará ao leitor um conteúdo técnico, que na prática se mostra bem diferente.

Ler sobre o assunto é, por diversas vezes, motivador, pois faz com que pensemos em diversas possibilidades para nossas vidas e nossos projetos, mas pensar a respeito dessas coisas não fará com que consigamos alcançá-las ou colocá-las em prática.

É preciso algo mais, ou alguém, que provoque um mergulhar mais profundo nos pontos críticos de desenvolvimento, garantindo ação e consistência. Esse alguém é o Leader Coach, que passa a ter a responsabilidade de aplicar as ferramentas certas e fazer perguntas poderosas, nos momentos mais pertinentes. É de grande relevância que o líder desempenhe esse papel com maestria, visitando o mundo dos liderados, compreendendo as capacidades de cada um e identificando formas de extrair dos mesmos seu máximo potencial.

No livro Coaching para Performance, o renomado John Whitmore fala sobre a importância de entender o que o liderado quer desenvolver, enfatizando que:

 

Ao seguir a linha de pensamento do orientando,

em vez de impor a sua, o (leader) coach ganha a

confiança dele, porque o interesse e a necessidade

do orientando estarão sendo respeitados.”

 

Assim, o papel do Leader Coach vai muito além de um líder que entende de coaching. É preciso que ele demonstre habilidade, sensibilidade e flexibilidade para estabelecer confiança junto aos liderados, criando assim um relacionamento sustentável, que muito contribuirá para o sucesso da parceria e, consequentemente, da empresa.

Reflita por um instante: de que formas você pode introduzir este conceito na sua prática de liderança? Comece ainda hoje!